Member-only story
Por Que É Importante Saber Escrever Bem O Português Quando Se Está Procurando Um Emprego
Quando trabalhava em lojas — eu era caixa — , muitas vezes os currículos de pessoas interessadas em trabalhar conosco eram entregues a mim. Minha tarefa era simplesmente arquivá-lo. Só que eu era um moleque de vinte anos… Junto com o outro caixa, resolvemos que faríamos uma pré-seleção de quais currículos deveriam chegar até a gerente.
Esta pré-seleção ocorria porque, bem… Nossa loja era um jardim florido de mulheres bonitas e os jardineiros éramos eu e ele. Não queríamos jardineiros bem apessoados tentando usar seus regadores em nossa flora. Então, basicamente, nós barrávamos os mais empolgadinhos, e selecionávamos quais flores seriam interessantes para adornar nosso pedacinho de terra.
Os currículos entregues eram engraçadíssimos. Quem procura trabalho em uma loja de shopping não costuma ter nem experiência, nem habilidades. Então as pessoas diziam saber dominar o windows (!), usar calculadora (!), ser simpático com as pessoas (!) e saber dobrar bem roupas (!). Não estou querendo diminuir quem tem tais habilidades, entenda… Apenas estou comentando que, na falta de experiência, QUALQUER habilidade valia. Alguém disse que sabia trabalhar com grampeadores, veja só!
De modo geral nós pegávamos os currículos masculinos e os rasgávamos impiedosamente assim que seus donos sumiam de vista. Coisa de moleques… Mas um deles chamou a atenção. Naquela época havia uma espécie de “currículo-padrão” vendido em papelarias para…