Member-only story

Por Que É — E Sempre Será — Impossível Ver Um Átomo

Juliano Righetto
2 min readSep 17, 2020

--

O primeiro motivo pelo qual é impossível, o que o senso comum indica, é o tamanho. Se não conseguimos ver nem ao menos um micróbio, que em comparação com um átomo teria a mesma proporção de um planeta em comparação com um grão de areia, como veríamos um átomo? Mas esta não é a razão principal, afinal existem microscópios, usando lentes conseguimos ver micróbios, basta construir um microscópio grande o suficiente, não?

Não.

Não importa o tamanho do microscópio, você jamais conseguirá ver um átomo.

E o motivo foge um pouco do senso comum: nós vemos fótons.

Na verdade, “vemos” os estímulos que os fótons causam em nossa retina e o cérebro interpreta como imagens. Fótons são partículas subatômicas que são absorvidas e emitidas pelos átomos. Então a real razão pela qual não conseguimos ver átomos — e nunca poderemos ver — é porque isto é impossível para nosso aparelho ocular. Mesmo usando o mais poderoso microscópio ocular já criado. Mesmo usando o mais poderoso microscópio ocular jamais inventado.

Novamente: a única partícula subatômica que conseguimos “ver” são fótons e, mesmo assim, apenas interpretamos imagens estimuladas pela interação destes fótons com nossa retina. Isto significa que nossos olhos seriam incapazes, mesmo se pudessem ver na escala subatômica, de ver um elétron, um próton ou um nêutron. Nós vemos fótons.

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet