Member-only story

Por Que Somos Supersticiosos? As Aves Têm a Resposta

Juliano Righetto
3 min readJun 27, 2020

--

Faço cinquenta anos em menos de um mês. Meu nome foi escolhido durante a final da Copa do Mundo de 1970. Sempre tive uma ligação especial com a Seleção Brasileira, assisti todas as Copas do Mundo desde 1978.

Na Copa do Mundo de 1982, ganhei minha primeira camisa do Brasil. Ainda me lembro que tínhamos tão pouco dinheiro naquela época que cortei a lateral de uma bandeira do Brasil para colocar um número nas costas da camiseta. Ficou “11”. Era o mais fácil de fazer com aquela tira de tecido.

A Seleção Brasileira de 1982 foi, provavelmente, a seleção que mais mereceu e não ganhou uma Copa do Mundo. Rapidamente minha mente associou a qualidade da seleção com o fato de eu estar usando a camisa do Brasil. E, a partir dali, eu comprei uma nova camisa do Brasil em CADA Copa do Mundo.

Já são dez.

Minhas camisetas deram sorte ao Brasil? Bom… Foram dez copas, ganhamos duas, então… Acho que não foi taaaaaaaaaaaanta sorte assim… Mas fazer o quê? E se eu NÃO usar uma camisa do Brasil, e a seleção perder?

Melhor não arriscar…

Contei isto tudo apenas para ilustrar algo que você sabe que também faz, em algum nível, dentro de sua cabeça… Somos seres que gostamos de entender padrões, associar causas a consequências, e por isso agimos assim.

E não somos só nós.

Para entender que isto é um “defeito”, vou contar um experimento feito por um cientista que estava…

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet