Member-only story
Por Que Carl Sagan Dizia Que Somos Feitos De Poeira Estelar
Entender Isto Fará Você Mudar O Modo Pelo Qual Você Vê A Vida
Para entender o raciocínio do Sagan, você precisa aplicar ciência em seu pensamento. O estudo do modelo de universo que mais se “encaixa” com nossa realidade, o do “Big Bang”, implica que, assim que a energia liberada no início do universo começou a se “condensar” formando átomos, os únicos elementos criados foram o hidrogênio e o hélio, os dois mais leves da tabela periódica.
Então existe uma parcela de matéria em você que NÃO É matéria estelar: alguns de seus átomos de hélio e todo o seu hidrogênio, formados pelo Big Bang.
Só que existe mais de uma centena de elementos na tabela periódica! Falamos aqui apenas de dois deles, hidrogênio e hélio, e eu afirmei que apenas estes dois se formaram no Big Bang. E os outros, como se formaram?
Para “fundir” átomos — e assim formar elementos mais pesados — precisamos de muita pressão e temperatura. Estas condições “esmagam” os átomos, fazendo com que seus núcleos se fundam. Uma parte da matéria se transforma em energia neste processo, o núcleo mais pesado recém-nascido captura elétrons da sopa de plasma onde está e… Voilá, um novo átomo mais pesado surge! Adivinha onde existem estas condições que citei — altíssima pressão e temperatura, sopa de plasma, liberação de energia nuclear? Vou dar uma dica: