Member-only story
O Que, Realmente, Faz Com Que Eu Me Sinta Velho
Eu não sou nenhuma criança… Completei meio século há menos de um mês. Mesmo assim, tenho uma vida bastante agitada intelectualmente, alimentada por uma curiosidade que não tem limites, então “meu espírito” ainda é um adolescente vendo o mundo com deslumbre. Tenho sorte, também, pela genética: na minha família, a maioria de nós envelhece — o corpo — um pouco mais lentamente do que grande parte do povo.
Então a aparência física (ainda) não me incomoda muito… O que me surpreende, porém, e realmente me faz sentir velho é usar referências que eu considerava universais até pouco tempo atrás e ver que pessoas mais jovens não fazem ideia do que estou falando…
Por exemplo, o Ayrton Senna. Para quem tem idade parecida com a minha, ele é o estereótipo do herói nacional! Todos acordávamos cedo aos domingos para vê-lo correr — e ganhar — GPs de Fórmula Um pelo mundo. Me lembro que, nesta época, falava-se muito sobre o argentino Fangio, que nunca vi correr, o único pentacampeão até aqueles dias.
Pois hoje o Senna virou o Fangio! As pessoas que falavam sobre o Fangio, que eu considerava velhas nos anos oitenta, agora… Somos eu e meus contemporâneos!