Member-only story
O Que Estamos Vendo, Exatamente, Na Primeira Foto Tirada De Um Buraco Negro?
Vamos lá!
Eis a imagem! Vou tentar descrever da melhor maneira possível o que estamos vendo, baseado em diversas explicações que li e assisti.
Primeiro, não é difícil imaginar que o buraco negro está no centro da imagem, certo? Pois é, ele está ali. Esta massa alaranjada que vemos é o disco de acreção, matéria arrancada de estrelas, planetas e outros objetos celestes que chegaram perto do buraco negro. Ela está girando muito, muito, MUITO rapidamente, a uma fração da velocidade da luz, e é por isto que ela “acende”.
O buraco negro não é do tamanho deste vão na “rosca”. Ele tem, aproximadamente, um terço do tamanho do vão. Isto é determinado pelo cálculo do “raio de Schwarzschild”, descoberto pelo astrônomo de mesmo nome. Este raio representa o espaço onde a matéria não consegue mais escapar de ser engolida pelo buraco negro. Entrou ali, está condenada. Mas onde está a “rosca”, não. Ela pode ficar girando por ali por um bom tempo, em velocidades relativísticas.
Existe algo, porém, que consegue ficar dentro do raio de Schwarzschild sem cair no buraco negro: luz. Como ela não tem massa, e viaja na velocidade máxima do universo, ela faz uma espécie de “esfera” interna ao raio de Schwarzschild, a 1,5 raio do buraco negro. Se fosse possível…