Member-only story

O Dia Em Que Uma Amiga — Quase — Me Fez Entender O Que É O Carnaval

Juliano Righetto
4 min readOct 24, 2020

--

imagem de Jonathan Borba, em Unsplash

Ah, o carnaval…

Não fui projetado para o carnaval.

Não consigo entender por que as pessoas ficam alegres, qual o sentido de se fantasiarem, por que precisam beber… E o samba? Não me entenda mal, sou fã de Adoniran, Cartola e Noel Rosa, já cantei muita música boa deles quando fiz parte do Coral do Célia Helena, mas samba-enredo? Aquelas letras absurdas que nem o Aender dos Santos é capaz de decifrar? E a cuíca? Quem inventou aquilo? É um instrumento que, simplesmente, fica tirando sarro da sua cara o tempo inteiro! Ou vai dizer que seu som não te leva a exatamente este pensamento? Junte este pandemônio de informações completamente aleatórias para meu cérebro hiper-lógico processar, adicione meus dois pés esquerdos, um virado para trás, o outro sem sete dedos e com o calcanhar pontudo, e você imagina que bela figura eu formo no salão.

Ok, acho que ficou bem claro: EU NÃO GOSTO DE CARNAVAL.

Mas…

Quando eu tinha dezoito anos, um grande amigo me convidou para passar o carnaval em Serra Negra, interior de São Paulo. O carnaval de lá era conhecido por ser um dos melhores do estado, então meu amigo estava empolgadíssimo. Já eu estava apreensivo. Não queria decepcionar meu amigo, que costumava passar seus carnavais ali, mas eu não queria…

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

Responses (1)