Member-only story

Já Que O Universo Não É Infinito, Por Que Não Conseguimos Ver Suas “Paredes”?

Juliano Righetto
3 min readSep 8, 2020

--

O universo NÃO É infinito.

Mas é MUITO, MUITO, MUITO, MUITO, MUITO grande.

As estimativas atuais do tamanho do universo observável (sim, existe um limite até onde conseguimos observar) dizem que ele tem aproximadamente 46 bilhões de anos-luz de diâmetro. Estas medidas “casam” com o modelo de expansão cósmica do Big Bang, exposto abaixo:

eternosaprendizes.com

Repare que a IDADE do universo é de 13,8 bilhões de anos, mas o diâmetro é de 46 bilhões de anos-luz. Esta incongruência se deve ao período da grande inflação cósmica — a área logo após o “brilho” do Big-Bang no desenho acima. Neste tempo o próprio tecido do universo se expandiu mais rápido do que a luz! É por isto que, no desenho acima, o cone não se expande uniformemente.

Não há “muros” para vermos. Há apenas a “radiação de fundo”, que é um reminiscente do Big Bang em si. Quer ver a radiação de fundo? Basta ligar sua televisão sem sintonizar em nenhum canal… Boa parte do que ela está captando é a radiação de fundo do Big Bang!

E porque não há “muros”?

Para entender isto, precisamos pensar em quatro dimensões… O que é praticamente impossível. O astrônomo americano Carl Sagan costumava fazer uma analogia para entendermos a quarta dimensão: roubar dela uma…

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet