Member-only story
Como É Trabalhar Para Uma Grande Emissora De Televisão
Minhas Experiências Como Pesquisador De Texto, Ator E Roteirista Na Maior Rede De Televisão Brasileira
Trabalhei na TV Globo de 2001 a 2017. Já cumpri três funções por lá: Pesquisador de Texto, Ator e Autor-Roteirista. Eis minhas experiências:
COMO PESQUISADOR DE TEXTO: para quem não sabe, qualquer obra artística televisionada, uma novela, uma minissérie, um seriado, precisa de um pesquisador para dar veracidade ao texto. Funciona mais ou menos assim: o autor liga para o pesquisador e pede uma pesquisa sobre como funciona, por exemplo, uma Revista de Moda — foi uma das pesquisas que fiz para a novela Tititi em 2011. Então o pesquisador telefona para algumas redações, vai até elas, entrevista as pessoas, tira fotos, descobre todos os meandros possíveis. Ele redige então a pesquisa e a envia para os autores. No caso de “Tititi”, minha pesquisa serviu para definir quais seriam os personagens que trabalhariam na revista “Moda Brasil”, quais suas funções, quantos seriam e como seria a redação da revista em si, inspirada nas fotos tiradas durante as visitas.
O trabalho em si sempre era facilitado quando me apresentava como “Pesquisador de Textos da Globo para a novela tal”. Abre todas as portas, algumas garagens, porões e sótãos. Sempre fui muito bem tratado após apresentar minhas credenciais. Mas esta foi a função que menos exerci na Globo. Por lá trabalhei bem mais…