Member-only story
Como Poderíamos Provar Cientificamente Que Deus Existe?
Sou ateu. Quando era criança, achava possível a existência de um Deus. Afinal, meu cérebro ainda estava se desenvolvendo, não aceitava respostas muito complexas, e minha família católica tinha uma certa influência sobre mim. Mas o tempo passou, meu cérebro amadureceu e continuou questionando o mundo, e eu percebi que isto não acontecia com o resto dos meus parentes.
As perguntas existenciais que eu fazia já não tinham resposta. E, quando tinham, eram dogmáticas, não poderiam ser questionadas.
Não caí nesta.
Nos anos noventa, quando já tinha vinte e poucos anos, li o romance “Contato”, do Carl Sagan. Rapidamente me identifiquei com a Ellie, sua protagonista. Ela era tão questionadora quanto eu. Suas intermináveis discussões com outras personagens, como o reverendo Palmer Joss, pareciam ter sido escritas por mim. Foi um livro que realmente ressoou dentro de mim…
E, no final dele, aparece uma prova científica da existência de Deus.
ALERTA DE SPOILER: SE VOCÊ NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE “CONTATO”, OU APENAS VIU O FILME COM A JODIE FOSTER, MAS NÃO LEU O ROMANCE, RECOMENDO QUE LEIA, É UMA DAS FICÇÕES CIENTÍFICAS MAIS BEM ESCRITAS QUE JÁ LI. ABAIXO COLOCAREI FATOS DO EPÍLOGO DO LIVRO. ENTÃO, SE VOCÊ PRETENDE LER O LIVRO, É MELHOR PARAR A LEITURA DA MINHA RESPOSTA POR AQUI.
No livro, assim como no filme, os alienígenas entram em contato conosco através de ondas de rádio. Estas ondas eram organizadas…