Member-only story
Como Olhar Para o Céu Fez Surgir a Civilização Humana
Nós devemos à astronomia tudo o que alcançamos até hoje
Hoje em dia a maioria das pessoas pensa em astronomia como coisa de “gente com a cabeça na Lua”. Entendo que pensem assim. Principalmente quem vive em um lugar como eu, uma das maiores cidades do mundo, poluída até a última molécula de oxigênio. Nossos céus, por aqui, são mendigos de tão pobres. Conseguimos ver apenas uma estrela todos os dias, se tivermos sorte.
E esta estrela é o sol.
Para entendermos a importância da astronomia, porém, precisamos pensar no dia-a-dia de nossos antepassados. Antes da revolução industrial. Antes das civilizações. É preciso voltar à época em que éramos nômades.
O céu noturno destes tempos era absurdamente lindo. Majestoso. Podíamos ver a Via Láctea com facilidade — esta enorme fileira de estrelas arroxeadas na imagem que abre este artigo — e milhares de estrelas, de diversas magnitudes. Visualizávamos facilmente também — hoje em dia não é tão diferente — os cinco planetas visíveis a olho nu. Como, nesta época, havia pouca coisa a se fazer quando chegava a noite — ainda não haviam inventado a televisão e a internet — as pessoas se reuniam em volta das fogueiras e olhavam para o céu.