Member-only story

Como Olhar Para o Céu Fez Surgir a Civilização Humana

Nós devemos à astronomia tudo o que alcançamos até hoje

Juliano Righetto
6 min readOct 29, 2020

Hoje em dia a maioria das pessoas pensa em astronomia como coisa de “gente com a cabeça na Lua”. Entendo que pensem assim. Principalmente quem vive em um lugar como eu, uma das maiores cidades do mundo, poluída até a última molécula de oxigênio. Nossos céus, por aqui, são mendigos de tão pobres. Conseguimos ver apenas uma estrela todos os dias, se tivermos sorte.

E esta estrela é o sol.

Para entendermos a importância da astronomia, porém, precisamos pensar no dia-a-dia de nossos antepassados. Antes da revolução industrial. Antes das civilizações. É preciso voltar à época em que éramos nômades.

O céu noturno destes tempos era absurdamente lindo. Majestoso. Podíamos ver a Via Láctea com facilidade — esta enorme fileira de estrelas arroxeadas na imagem que abre este artigo — e milhares de estrelas, de diversas magnitudes. Visualizávamos facilmente também — hoje em dia não é tão diferente — os cinco planetas visíveis a olho nu. Como, nesta época, havia pouca coisa a se fazer quando chegava a noite — ainda não haviam inventado a televisão e a internet — as pessoas se reuniam em volta das fogueiras e olhavam para o céu.

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet