Member-only story
Como Atores Fazem Para Rir Tão Naturalmente Nos Filmes?
Existem Algumas Técnicas…
Sou formado pelo Teatro-Escola Célia Helena, uma das melhores escolas de teatro do Brasil, já há quase duas décadas. Trabalhei com teatro, televisão e cinema, e posso dizer como as coisas acontecem nos três ambientes, e quais são as técnicas que utilizamos.
Antes de mais nada, a coisa começa na piada em si. Quando a cena é bem-escrita e os atores são bons, a risada sai naturalmente. Você se coloca na situação proposta — que é engraçada — e acaba rindo, mesmo. Isto funciona bem na TV e no cinema, onde fazemos algumas repetições, mas não muitas… Quando a cena é boa, é preciso concentração para NÃO rir antes da hora.
No teatro a coisa muda um pouco de figura. Ensaiamos exaustivamente cada cena, e apresentamos a mesma história todas as noites. Isto faz com que uma piada, por melhor que seja, comece a perder a graça para nós. Há algumas piadas que sabemos funcionar bem com o público, então a consciência de que o público vai rir já nos “coloca no clima”. Mas há outras que não são tão boas assim, ou que devem provocar risos apenas nos atores e não no público… Estas requerem o uso de técnicas que aprendemos na escola de teatro.
A principal delas, para mim, é a “memória emotiva”. Quando me deparei com o conceito pela primeira vez, interpretei-o de maneira errada. Achei que bastava pensar em algo engraçado para provocar as risadas — ou lágrimas, ou raiva, etc. — mas não era bem assim. Para se formar um bom…