Member-only story

Como Atores Decoram Seus Textos

Existem Alguns Truques…

Juliano Righetto
3 min readOct 21, 2020
imagem de Brooks Leibee em Unsplash

Dentre todas as perguntas sobre o meio artístico, esta é uma das que as pessoas “normais” mais fazem a nós, atores. Afinal, em outras profissões dificilmente alguém tem que decorar páginas e páginas de texto. Deve existir uma técnica por trás disto, não?

Sim, existe. Eu mesmo uso uma que acho eficientíssima. Mas posso dizer uma coisa: o grande segredo é praticar. Quando você se acostuma a decorar grandes quantidades de texto, fica fácil decorar grandes quantidades de texto. Simples assim.

Quando entramos na escola de teatro, a quantidade de texto que nos dão para decorar é pequena. Isto é proposital, claro. O cérebro de um “não-ator” não está preparado para decorar em grande volume. A cada semestre que passa, mais cenas vão surgindo, e mais texto precisa ser decorado. No terceiro termo da escola onde me formei é que começamos a ter aulas de voz. E, com a aula de voz… Chega A Morte de Afonso Sexto! (Piada interna para quem é aluno do Teatro-Escola Célia Helena).

“A Morte de Afonso Sexto, Rei de Leão e Castela…” é um monólogo de DUAS PÁGINAS COMPLETAS em que o arauto — aquele que faz os anúncios oficiais do reino — conta todos os desdobramentos do falecimento do monarca em questão, Afonso VI de Portugal.

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet