Member-only story
Como Atores Decoram Seus Textos
Existem Alguns Truques…
Dentre todas as perguntas sobre o meio artístico, esta é uma das que as pessoas “normais” mais fazem a nós, atores. Afinal, em outras profissões dificilmente alguém tem que decorar páginas e páginas de texto. Deve existir uma técnica por trás disto, não?
Sim, existe. Eu mesmo uso uma que acho eficientíssima. Mas posso dizer uma coisa: o grande segredo é praticar. Quando você se acostuma a decorar grandes quantidades de texto, fica fácil decorar grandes quantidades de texto. Simples assim.
Quando entramos na escola de teatro, a quantidade de texto que nos dão para decorar é pequena. Isto é proposital, claro. O cérebro de um “não-ator” não está preparado para decorar em grande volume. A cada semestre que passa, mais cenas vão surgindo, e mais texto precisa ser decorado. No terceiro termo da escola onde me formei é que começamos a ter aulas de voz. E, com a aula de voz… Chega A Morte de Afonso Sexto! (Piada interna para quem é aluno do Teatro-Escola Célia Helena).
“A Morte de Afonso Sexto, Rei de Leão e Castela…” é um monólogo de DUAS PÁGINAS COMPLETAS em que o arauto — aquele que faz os anúncios oficiais do reino — conta todos os desdobramentos do falecimento do monarca em questão, Afonso VI de Portugal.