Member-only story

Atores Realmente Fazem “Testes do Sofá”?

Juliano Righetto
4 min readMay 23, 2020

--

Já aconteceu comigo… Mas eu não sabia que estava fazendo até a “hora H”!

Logo quando me formei no Célia Helena, comecei a procurar trabalho como ator. Fiz meu material fotográfico, consegui o nome de algumas agências de atores, distribuí o (péssimo) material — minha fotógrafa achou que era legal fazer fotos em preto e branco, também acho… Mas não para um material que tem como intenção mostrar como você é, inclusive a cor de sua pele, cabelo e olhos — e fiquei aguardando para fazer os primeiros testes.

Antes disso, porém…

Ligaram-me da escola de teatro, dizendo que havia um trabalho para mim. Eu teria que fazer sotaque italiano, ser um mafioso. Eu e mais três ex-alunos faríamos o serviço. Era uma esquetezinha, uma brincadeira com altos funcionários de uma empresa que haviam acabado de chegar da Itália.

O diretor da esquete foi, também, o roteirista. Peguei o papel, decorei e fiz a esquete. Deu tudo certo, os funcionários da empresa adoraram, eu ganhei meus primeiros CINQUENTA REAIS (!) como ator, e o diretor da esquete veio falar comigo, em particular:

DIRETOR — Juliano, gostei muito do seu trabalho, você tem futuro na área… Quero saber se te interessa um papel numa série que estou desenvolvendo para um canal de TV a cabo… É uma espécie de “Friends”, capítulos de meia hora cômicos, mas invertemos os papéis: as personalidades dos homens foram para as mulheres, e vice-versa.

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet