Member-only story
A Razão Pela Qual Comecei A Colar Na Escola, E O Que Me Fez Parar De Colar
Nunca fui um aluno muito estudioso. Ia fazer as provas sem encostar nos livros. Tirava notas suficientes para passar de ano, e só. Esta dinâmica funcionou até o meio do primeiro ano colegial.
Na última prova do primeiro semestre, o diretor da escola entrou em nossa classe e nos deu uma péssima notícia: descobriram que um grupo de alunos estava conseguindo as provas dias antes delas serem aplicadas. Fiquei sabendo depois que dois garotos estavam transando com a secretária encarregada de imprimir as provas, e ela, em troca, dava uma cópia para eles. Os garotos, que eram dos menos abastados intelectualmente, resolveram compartilhar com seus amigos os mimos que estavam ganhando da pobre mulher carente, e no fim das contas, um terço dos alunos estava recebendo as provas com antecedência.
Esta turma não era das mais brilhantes, como se pode imaginar… Eles, ao invés de se concentrar nas perguntas da prova para ter menos matéria para estudar, fizeram colas das questões resolvidas. Então, quem tirava nota quatro, cinco, de repente começou a tirar dez. Não nove e meio. Dez.
Claro que os professores notaram a discrepância e foram, aos poucos, solucionando o enigma. Só que, além de despedir a moçoila carente, eles queriam desvendar quais eram os alunos que estavam se beneficiando do esquema. Então eles resolveram deixar a secretária imprimir as provas e dar para os dois garotos (as cópias, cabeça-suja). Depois os professores jogavam fora as…