Member-only story
A Porta De Vidro E A Lição De Vida
Há muitos anos fui ao Shopping Paulista em um domingo, dia em que as lojas não abriam (eu disse que faz muitos anos…). Como trabalhei naquele shopping, e sou um bobo sentimentalista, estava com saudades da loja… Sentei-me em um banco em frente ela fiquei ali, lembrando-me de uma época muito boa da minha vida.
Algum tempo depois aparecem uma jovem mãe e seu filho de três anos. Ela se sentou ao meu lado, estava cansada, e o filho ficou perambulando em frente a nós. A loja tinha portas de vidro que estavam fechadas. O garoto, ao ver tantos objetos interessantes dentro da loja, resolveu entrar…
Sem perceber o vidro no caminho.
Ele deu uma cabeçada, caiu sentado e ficou chorando, olhando para a mãe. Eu fiz menção de me levantar para pegá-lo, mas percebi que a mãe não tinha se movido. De propósito. Ela o olhava nos olhos, calma… Transmitindo ao garoto a mensagem “Está tudo bem… E você pode sair desta sozinho!”. O menino, aos poucos, foi parando de chorar, olhando nos olhos confiantes da mãe. Finalmente ela disse “Levanta”. E ele se levantou, sem problemas.
Naquela época eu já teria parado por aí. Achei a atitude da mãe fantástica. O garoto estava sendo criado para se virar sozinho, não como um bibelô. Mas ela foi adiante. Assim que o menino se aproximou, ela pediu que ele voltasse à porta. E sentisse o vidro…