Member-only story

A Minha “Quase Trágica” Estréia Nos Palcos Do Teatro

O Resto Do Elenco Simplesmente Se Esqueceu De Entrar, Me Deixando Sozinho Em Frente À Plateia

Juliano Righetto
3 min readOct 23, 2020

Quando comecei a estudar teatro, havia acabado de descobrir que tinha facilidade para falar em público. Isto em si foi uma surpresa, já que eu era muito tímido e tremia de medo ao me dirigir a um grupo maior do que duas pessoas. Mas eu realmente tinha facilidade, e fui perdendo o medo aos poucos.

As primeiras quatro ou cinco peças que fiz foram apresentadas em salas de ensaio dentro do Célia Helena. Como o nome diz, SALAS. Nunca tivemos uma grande platéia, vinte ou trinta pessoas foi o máximo de gente que nos viu.

Finalmente, no segundo semestre do curso profissionalizante, usamos o teatro pela primeira vez. Um teatro com uns cento e cinquenta lugares.

Ótimo.

Ótimo?

Não…

Minha turma era um cocô.

Todos estavam extremamente deslumbrados com o teatro — isto não é muito raro de se acontecer — e, com o deslumbramento, veio a negligência. Muita bagunça, muita brincadeira e pouco ensaio fizeram com que a turma, a uma semana da estréia, AINDA ENSAIASSE COM O TEXTO NA MÃO. Era para tudo já estar decorado há tempos… Quando o diretor notou isto, pirou. Disse que não nos ensaiaria mais até a estréia. Que teríamos que nos virar para fazer um bom trabalho.

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet