Member-only story

A Melhor Representação Da Distorção Do Espaço-Tempo Que Já Vi

Ou Como A Teoria Da Relatividade Explica O Funcionamento Da Gravidade

Juliano Righetto
2 min readOct 1, 2020

Um dos grandes feitos da Teoria Geral da Relatividade foi a junção dos conceitos de espaço e tempo, separados até então. Graças aos cálculos de Einsten e de diversos outros físicos teóricos antes dele — Einsten, na verdade, conseguiu enxergar os pontos em comum de diversos fatos desconectos já levantados na época os organizou da maneira correta — surgiu o conceito de espaço-tempo, sendo o espaço responsável por três dimensões (altura, largura e profundidade) e o tempo uma, a dimensão “temporal”.

Ao descobrir-se que tempo e espaço fazem parte de uma mesma entidade descobriu-se, também, que distorções no espaço-tempo são responsáveis pelo que chamamos de gravidade. Corpos maciços distorcem o tempo-espaço em torno deles, e esta distorção é que “captura” outros corpos, fazendo com que entrem em órbita (ou se choquem, ou sejam atraídos e atirados para longe).

O problema é que é difícil visualizar como esta distorção funciona, principalmente porque a grande maioria das representações ilustrando-a costumam ser parecidas com esta:

segredosdocosmo.blogspot.com

Há dois problemas com esta representação: primeiro, o universo não tem duas dimensões, então ela está, essencialmente, errada…

--

--

Juliano Righetto
Juliano Righetto

Written by Juliano Righetto

“We are nearsighted because we are brief.” Actor, Screenwriter, Author, Top Writer 2019 and 2020 on Quora in Portuguese with more than 26 million views.

No responses yet