Member-only story
A Melhor Representação Da Distorção Do Espaço-Tempo Que Já Vi
Ou Como A Teoria Da Relatividade Explica O Funcionamento Da Gravidade
Um dos grandes feitos da Teoria Geral da Relatividade foi a junção dos conceitos de espaço e tempo, separados até então. Graças aos cálculos de Einsten e de diversos outros físicos teóricos antes dele — Einsten, na verdade, conseguiu enxergar os pontos em comum de diversos fatos desconectos já levantados na época os organizou da maneira correta — surgiu o conceito de espaço-tempo, sendo o espaço responsável por três dimensões (altura, largura e profundidade) e o tempo uma, a dimensão “temporal”.
Ao descobrir-se que tempo e espaço fazem parte de uma mesma entidade descobriu-se, também, que distorções no espaço-tempo são responsáveis pelo que chamamos de gravidade. Corpos maciços distorcem o tempo-espaço em torno deles, e esta distorção é que “captura” outros corpos, fazendo com que entrem em órbita (ou se choquem, ou sejam atraídos e atirados para longe).
O problema é que é difícil visualizar como esta distorção funciona, principalmente porque a grande maioria das representações ilustrando-a costumam ser parecidas com esta:
Há dois problemas com esta representação: primeiro, o universo não tem duas dimensões, então ela está, essencialmente, errada…